Combustíveis Fósseis: O Que São, Impactos e Alternativas
Os combustíveis fósseis como, petróleo, gás natural e carvão são materiais orgânicos que vem de animais e plantas em decomposição, criados a partir da exposição ao calor e pressão na crosta terrestre e acumulados sob uma forma sedimentar, podem ser utilizados como fonte de energia quando queimados em aparelhos adequados.
Eles possuem um alto percentual de carbono, conhecidos também como hidrocarbonetos, e os derivados destes combustíveis fósseis incluem, a gasolina, o diesel, o butano, o querosene, o metano e muitos outros.
Mesmo que essas fontes de energia são de uso global, os combustíveis fósseis são recursos não-renováveis, ou seja, levam milhões de anos para se formarem e a geração destes recursos é impossível para a escala temporal humana. As reservas exploradas desses combustíveis, podem acabar se esgotando, se o consumo se tornar muito maior que a produção.
Quais os impactos dos combustíveis fósseis?
Os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente que vão desde a emissão de gases poluentes que aceleram o aquecimento global e afetam a saúde das pessoas, em virtude da péssima qualidade do ar, como influenciam no desequilíbrio da vida marinha, principalmente em áreas sensíveis, onde a busca por combustíveis fósseis ameaçam ecossistemas inteiros.
Há riscos também de vazamentos ou explosões de plataformas instaladas nos mares, e infelizmente, tragédias como essa já aconteceram em diferentes lugares do planeta e o estrago é tão grande que podem levar décadas para ser resolvido, destruindo a biodiversidade das áreas atingidas pelo óleo vazado.
Como substituir os combustíveis fósseis?
Pesquisas e estudos são feitos a fim de aumentar o aproveitamento das reservas existentes e até mesmo descobrir novas formas para o desenvolvimento de fontes renováveis, que possam de fato substituir o uso de combustíveis fósseis a longo-prazo.
Como o nome já diz, essas alternativas têm como matéria-prima recursos que não se esgotam, como o sol, o vento e a chuva, além de não poluir o planeta, abrem espaço para um novo salto tecnológico na infraestrutura urbana.
A necessidade de grandes investimentos nessas energias já é alvo de empresas e governos do mundo todo, principalmente pelas mudanças climáticas que vem causando grandes impactos na sociedade. E os benefícios que são gerados são absurdos podendo trazer grandes mudanças.
Ficou curioso pra saber quais são esses benefícios? Então fique ligado, na próxima matéria quentinha que vai sair! Ah, e não deixe de compartilhar como os amigos nas redes sociais.