Aprenda Como Cultivar uma Linda Horta em Casa
Como cultivar horta em casa?
1° Passo: Escolha um local adequado
Para dar início ao planejamento é preciso escolher o local onde será montada a horta, de preferência um local que receba luz solar direto, pelo menos 6h no dia (o da manhã e do fim da tarde) para o desenvolvimento das plantinhas.
2° Passo: Qual vaso escolher
Você pode plantar seus temperos e ervas em qualquer tipo de vaso, mas por ser uma horta em apartamento opte por vasos ou jardineiras menores, principalmente se for fixá-los na parede ou suspendê-los. É possível também utilizar latas, canecas, garrafas, potes reaproveitados, mas seja qual for o recipiente, sempre faça um furo no fundo, para que a água escoe e evite de apodrecer a raiz da planta.
3° Passo: Seleção das mudas
Está etapa é muito importante. Opte por hortaliças com raízes curtas, como, coentro, cebolinha, alface, salsa, dentre outros, ou até por frutas de pequeno porte como morango e tomate cereja. Vegetais com longas raízes não se adaptam a solos pouco profundos.
4° Passo: Preparação da terra
A horta feita em apartamentos, exige cuidados específicos com a preparação da terra. Escolha um vaso ou jardineira e adicione ao fundo argila expandida. Em seguida, coloque uma manta geotêxtil (serve para segurar a terra e evita que escoe água cada vez que o vaso for regado), conhecida também como bidim, para drenagem. Depois coloque terra especial que pode ser encontrada em lojas de jardinagem, adicione a muda, tomando o máximo de cuidado para não desmanchar o torrão de terra que vem junto a ela. E por fim, complete com terra e regue, mas cuidado com o excesso de água.
Confira 5 temperos e ervas para cultivar em apartamento
1. Salsa
Também conhecida como salsinha, é uma planta que gosta de temperaturas amenas, que não ultrapassem os 22°C. Deve ser mantida em locais com sombra parcial para que absorva a luminosidade, não sendo exposta a altas temperaturas. pois pode acabar dando flor de forma precoce.
O solo deve ficar úmido, mas não encharcado de água, e a colheita deve ser feita quando a planta atingir entre 12 e 16 cm, que é por volta de 60 a 90 dias após ter sido plantada.
2. Cebolinha
Cresce melhor em temperaturas de 13°C a 24°C, mas tem algumas que podem suportar baixas temperaturas e outras que podem crescer bem em altas temperaturas. Para seu bom desenvolvimento, ela precisa de luz solar direta pelo menos algumas horas no dia.
O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. É uma hortaliça que se desenvolve bem em diversos solos, porém em solos muito ácidos e sujeitos a encharcamentos não, por isso o solo deve ser regado com frequência. A colheita pode começar de 75 a 120 dias e as folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base.
3. Orégano
Sobrevive a temperaturas altas, mas o ideal é plantar em locais com temperaturas entre 21°C e 25°C. Necessita de pelo menos 4 horas de luz solar diária e o seu solo não deve ficar muito seco, nem muito úmido.
As folhas podem ser colhidas, quando atingirem 20 cm de altura. E uma dica valiosa é que quanto mais exposto o orégano fica ao sol, mais aromático serão suas folhas.
4. Alecrim
Ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cultivo. É uma espécie que se adapta a qualquer temperatura, desde que não sejam muito altas ou baixas. O solo deve ser regado com frequência, porém, depois de desenvolvida, pode ficar até 3 dias sem receber água. Sua colheita acontece, preferencialmente após 90 dias do plantio.
5. Hortelã
O plantio dessa belezinha, merece uma atenção especial, por possuir raízes invasoras é necessário que o seu plantio seja realizado em vasos individuais. E por possuir raízes profundas, quando cultivadas direto no solo podem se tornar uma “praga”.
Seu plantio deve ser feito em locais protegidos do vento, em que a temperatura seja estável seu solo precisa ser mantido úmido, pois a hortelã é uma planta que precisa de bastante água. O ideal é colher quando a planta está ganhando flores, o sabor e o aroma são mais intensos.
As opções de cultivos são diversas e variam de acordo com o gosto de cada pessoa e podem trazer muitos benefícios por serem alimentos orgânicos:
- Ajudam na desintoxicação, pois purificam o organismo;
- Ausência de substâncias químicas produzidas pelos agrotóxicos;
- Maior durabilidade;
- Por serem livres de produtos químicos, seu sabor e aroma não são alterados;
- Ponto positivo para quem cultiva, pois está ajudando na conservação dos recursos naturais.
E aí, gostou desse post? Então, compartilhe esse conteúdo com os seus familiares e amigos. Até a próxima! 🙂
Muito bom!!!!