Como e Onde Posso Descartar Aparelhos Eletrônicos?
Cada dia que passa o descarte de lixo eletroeletrônico vem sendo um problema crescente em nossa sociedade, itens como eletrodomésticos, celulares e computadores, estão mais presentes no nosso cotidiano e causam muitos impactos ambientais quando não descartados corretamente. Mas antes de saber quais as melhores maneiras de descartar este tipo de resíduo, você sabe o que é lixo eletroeletrônico? Não?!
O termo usado para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, acessórios que foram descartados pelo seu proprietário como resíduos, sem intenção de reutilizá-los, é chamado de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), ou de um modo mais simples “lixo eletrônico”. Os eletrônicos que ganham destaque são os de uso doméstico como, celulares, geladeiras, ferros, computadores, TVs, aparelhos de som, pilhas, dentre muitos outros, mas aqueles de uso corporativo, também devem ganhar devida atenção e serem descartados corretamente.

Este tipo de lixo ganhou repercussão ao longo dos últimos anos. Hoje há mais de 1,7 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para pilhas e baterias em todo o Brasil e aproximadamente 70 pontos de eletroeletrônicos no Estado de São Paulo, geralmente os coletores ficam localizados em áreas de grandes movimentos ou comércios.
Mas muitos ainda fazem o descarte indevido deste tipo de material e não sabem quais riscos podem estar trazendo. Quando o aparelho está intacto, ele é inerte e não libera substâncias poluidoras para o meio ambiente, porém quando ocorre práticas inadequadas de pessoas que por desejo de recuperar algum metal ou peça do equipamento, acabam fazendo com que grande parte das substâncias e materiais de sua composição sejam liberadas o que pode agravar potenciais de toxicidade.
Substâncias como alumínio, chumbo, cobre, cromo, lítio, mercúrio e muitos outros podem causar de intoxicações agudas ou crônicas como também câncer e alterações genéticas.

Perigoso não é mesmo? Por isso o descarte correto é tão importante não só para o meio ambiente como para a saúde dos seres humanos.
O descarte deste tipo de lixo deve ser feito de forma organizada. Se houver partes quebradas ou pontiagudas é importante embalar bem e sinalizar colocando alguma etiqueta para que não ocorra nenhum acidente.
Caso você ainda tenha a embalagem/caixa do produto a ser descartado, essa é uma boa hora de usá-lo. Depois de feito o importante agora é procurar um ponto de coleta próximo de você e apropriado para o lixo eletrônico, mas caso sua cidade não constar nenhum ponto, uma boa opção é tratar os aparelhos descartados como lixo reciclado.
Onde descartar?
Quem mora na cidade de São Paulo, tem como exemplo, no site da prefeitura algumas empresas cadastradas que estão autorizadas a fazer este tipo de coleta. Mas se for de outra cidade, vale a pena entrar em contato com a prefeitura do local para se informar sobre este tipo de serviço.
Podemos destacar também um movimento muito importante lançado em fevereiro de 2019 em São Paulo o “Recicla Sampa”, tem como objetivo informar os cidadãos de que é preciso aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume de resíduos gerados que vão para aterros sanitários da capital paulista. No site https://www.reciclasampa.com.br/ consta uma lista de quais materiais e equipamentos são coletados, os lugares e endereços dos diversos pontos de coleta.
Mas além dele, a lista de locais de pontos de coleta de material eletrônico é grande e se espalha por todas as regiões de São Paulo:
- Zona Sul: Parques Ibirapuera; Independência; Chuvisco; Lina e Paulo Raia; Parque Burle Marx;
- Zona Oeste: Parque Trianon; Parque Prefeito Mário Covas; Parque do Povo;
- Zona Leste: Parque do Piqueri; Parque do Carmo;
- Zona Central: Parque Buenos Aires; Parque da Aclimação; Sede da Prefeitura; Sede SVMA;
- Zona Norte: Parque Vila Guilherme (Trote).
E se forem equipamentos grandes, uma geladeira, uma máquina de lavar, aparelhos médicos, tem como alguma empresa ou ONG vir retirar em casa? A resposta é SIM, mas não só os grandes equipamentos viu!
Destacamos 3 empresas com serviços particulares que fazem a retirada dos equipamentos na sua própria casa com agendamento:
– Sucata Digital: É uma empresa que recolhe materiais eletrônicos e por meio de processos de triagem separa os componentes que podem agravar algum tipo de risco, desta forma aqueles materiais que estão mais “velhos” podem ser reaproveitados ou encaminhados para uma indústria de reciclagem, ajudando o planeta.
– Recicla Digital: Tem como missão, diminuir os impactos no meio ambiente para um desenvolvimento consciente e sustentável. Coletam além de eletrônicos, cartuchos e toners e tem parcerias com condomínios, empresas e escolas.
– Ecobraz: é uma organização que trabalha com reciclagem de lixo eletrônico. A empresa coleta aparelhos eletrônicos de pessoas físicas, empresas e indústrias dos mais variados tamanhos e segmentos.
E aí, gostou desse post que traz informações valiosas sobre como descartar aparelhos eletrônicos? Sim?! Então, compartilhe esse conteúdo com familiares e amigos, para que eles possam realizar o descarte de forma correta. Até a próxima! 🙂