Embalagens Sustentáveis: O Que São, Vantagens e Exemplos
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos nos aprofundar sobre o que são embalagens sustentáveis, suas vantagens e quais tipos/categorias de embalagens sustentáveis que podem ser encontradas no mercado.
O que são embalagens sustentáveis?
Afinal, o que é embalagem sustentável? As embalagens sustentáveis são aquelas feitas de material orgânico ou recicláveis, assim como aquelas que não demandam de muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, causam reduzidos impactos ambientais.
Por sua vez, as embalagens sustentáveis podem ser medidas por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos.
O documento “Embalagem e Sustentabilidade” desenvolvido pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) em parceria com a CETESB e o CETEA, retrata perfeitamente a importância desse olhar sistêmico sobre o ciclo de vida das embalagens, de forma a destacar os possíveis impactos socioambientais envolvidos, indo desde a extração dos recursos naturais para sua fabricação até a destinação após descarte do consumidor.
1. As embalagens sustentáveis são aquelas feitas de material orgânico ou recicláveis. Fonte: Agência WS
Quais são os tipos de embalagens sustentáveis?
Confira 10 tipos de embalagens sustentáveis que podem ser encontradas no mercado:
Embalagens de cogumelos
As embalagens sustentáveis produzidas através dos cogumelos são resultados de resíduos agrícolas, onde as fibras dos fungos, se ligam e formam uma massa. Posteriormente após a secagem, podem ser termoformadas em bandejas ou em outros formatos.
2. Embalagens sustentáveis: embalagens de cogumelos. Fonte: Enfoque MS
Embalagens de alumínio
Embalagens de vidro
Embalagens de bagaço de cana de açúcar
Embalagens de papel reciclado
Uma das embalagens sustentáveis mais bem posicionadas no mercado, de origem vegetal, oriundas do eucalipto e pinus, fabricadas através da celulose e papel, projetando seus mais variados formatos na composição das caixas de papelão ondulado, são as que têm grande predominância devido suas características logísticas e mercadológicas, sua resistência e reciclabilidade. São conhecidas como termômetro da economia de um País. Tem grande responsabilidade de embalar praticamente todas as outras embalagens.
Embalagens de plástico PLA
O PLA conhecido como polilático, vem ganhando muito destaque dentre as resinas convencionais, são polímeros sintéticos termoplásticos , resultado da fermentação de alguns vegetais ricos em amido, como: a beterraba, milho e mandioca. Tem sido utilizado em várias aplicações na cadeia produtiva de embalagens. Portanto denomina-se uma forte aposta nas embalagens sustentáveis.
Embalagem de fibra de coco
Com a combinação da fibra de coco com o amido da mandioca, podendo obter uma massa que após sua secagem poderão ser termoformadas em formatos de rolos para serem utilizados como amenidades e ou objetos como bandejas, vasos , etc… são embalagens sustentáveis biodegradáveis e que se misturando na compostagem e são amigas do meio ambiente.
Embalagem oxibiodegradavel
A embalagem oxibiodegradavel decorre da composição de matérias-primas, da resina oriunda do petróleo, somadas com aditivos que fazem ter uma grande aceleração na capacidade de biodegradabilidade em contato com o solo. Um grande apelo no uso de sacolas plásticas utilizadas, principalmente em supermercados. Porém a muita controvérsia sobre o tempo de sua decomposição e fragmentação no meio ambiente.
Embalagem papel cartonado
São embalagens fabricadas com múltiplas camadas em sua estrutura “ plásticos, alumínio, papel cartão”, conhecidas como longa vida, muito utilizadas em envases de leite, sucos, vinhos, achocolatado, creme de leite e leite condensado. Hoje já encontra-se muita tecnologia em sua reciclagem.
Embalagem papel cartão
São denominadas embalagens que possuem em sua característica, forma semi-rígida em sua composição, papel cartão duplex e triplex e ou ondas micro-onduladas, que formam um sanduíche, são muito utilizadas nos segmentos: alimentícios, cosméticos, farmaceùticos, higiene e limpeza, calçadistas, etc…. embalagens sustentáveis com grande aceitação no mercado e vem ganhando cada vez mais share!
Embalagem sustentável para alimentos
O setor de alimentos em especial conta com um grande desafio, já que suas respectivas embalagens sustentáveis para alimentos devem garantir a qualidade de seus produtos e atender as regulações para garantir a segurança dos consumidores.
Neste caso, a comprovação de qualidade dos processos produtivos das embalagens para alimentos é mais rígida do que para embalagens em geral (que não entram em contato com a comida).
O artigo 8º da Lei n. 9782/99, por exemplo, atribuiu à ANVISA a responsabilidade de regulamentar, controlar e fiscalizar o uso de embalagens no setor de alimentos. Dessa forma, as opções de embalagens acabam se tornando mais restritas do que em outros setores.
Embalagem sustentável para roupas
Uma coisa é possível afirmar: existem diferentes maneiras de embalar um produto, combinando criatividade e consciência ecológica. Confira abaixo 5 ideias de embalagem sustentável para roupas:
- Ecobags
- Sacolas em papel reciclado
- Saquinhos de juta
- Caixas em papel reciclado
- Embalagens feitas a partir de retalhos de tecido
E aí, o que você achou deste post sobre Embalagens sustentáveis? Gostou? Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Como podemos melhorar o destino de nossas embalagens pós-consumo”. Fique por dentro dos pontos de coleta das embalagens e tudo que vem acontecendo no mundo da reciclagem das embalagens.